Nome de Dinossauros: Conheça os Principais deles e suas Características
Extintos a milhões de anos, os Dinossauros são ainda hoje animais capazes de nos causar certa curiosidade, principalmente levando em consideração as suas características tão diferentes daqueles que podemos observar hoje.
Assim, há espécies que já são amplamente estudadas pelos cientistas e também podemos conhecer. Sabendo disso, listamos abaixo o Nome de Dinossauros para que você entenda melhor sobre eles, olha só:
Velociraptor
Apesar da imponência que os dinossauros nos transmitem de modo geral, começamos falando sobre o Velociraptor, um dos menores deles. Por outro lado, sua característica que é capaz de surpreender é a velocidade que apresentada.
De acordo com cientistas, ele conseguiu atingir cerca de 40km/h. Alguns dos detalhes sobre seu corpo acabam por contribuir com isso, a exemplo das pernas finas e fortes, que contavam ainda com garras bastante afiadas.
Tiranossauro Rex
Muito similar a um Lagarto mas com um porte físico muito maior, o Tiranossauro Rex certamente está entre os mais conhecidos dos dinossauros, estando presente em diversas representações cinematográficas, por exemplo.
Ele podia chegar a 12 metros de comprimento e proporcional ao seu tamanho, estavam suas garras tanto imensas quanto afiadas. Aliás, possuiam mais de 60 dentes. Para se ter ideia, um humano adulto possui 32 dentes contando com os dentes sisos.
Tricerátops
Outra espécie bastante conhecida entre os dinossauros é o Tricerátops que tem em sua cabeça o maior destaque, visto que possui três chifres, além de uma estrutura alongada que faz com que pareça ser ainda maior.
Como ponto singular, podemos evidenciar que andava em quatro patas. Aliás, isso é associado a sua força e peso, já que dessa forma as patas conseguem suportar a estrutura corporal e dar o devido suporte para a sua locomoção.
Espinossauro
Em alguns casos, o Espinossauro chegou a ultrapassar os 20 metros de comprimento, além de possui mais de 6 metros de altura, o que fez com que se consagrasse entre as maiores espécies de dinossauro das quais se tem registros.
Pensando cerca de 10 toneladas, algo que chamava bastante atenção em sua estrutura corporal é uma protuberância em suas costas, formada através do prolongamento de suas vértebras e chegando a ultrapassar 2 metros.
Além disso, como é possível perceber através da imagem acima feita a partir das informações que se tem sobre a espécie, tinha a capacidade de buscar por suas presas tanto no meio terrestre quanto no aquático.
Pterodáctilo
Agora, falamos mais especificamente sobre o Pterodáctilo que tem uma singularidade que foi muito importante para sua sobrevivência antes da extinção: A capacidade de voar, o que poucos dinossauros possuiram.
Ele faz parte de um grupo denominado de pterossauros, basicamente a denominação dada para os répteis que contam com a capacidade de voar. Com diversos dentes presentes em sua boca, conseguiam alcançar suas presas com facilidade.
Parassaurolofo
O Parassaurolofo foi uma espécie de dinossauro bastante complexa que podia andar tanto com duas patas quanto com quatro, usar tanto o bico quanto os dentes na etapa de sua alimentação. Assim, ser tão completo, fez com que fosse também muito temido.
A verdade é que esse era um animal muito inteligente e usava todas as funções do seu corpo diante das necessidades apresentadas. Por exemplo, sabiam que para correr conseguiam um maior impulso com o uso de somente duas das suas patas.
Diplodoco
O pescoço alongado é o que nos permite diferenciar o Diplodoco de muitas outras espécies, já que essa não é uma característica tão comum. Graças a isso, conseguia atingir diferente alturas, facilitando até mesmo a sua etapa de alimentação.
Além disso, outros pontos que valem a pena serem evidenciados em sua estrutura física é a presença de uma cauda bastante alongada, contribuindo de forma significativa para o comprimento total do seu corpo.
Ele andava sobre 4 patas e apesar da imponência, não era um animal carnívoro, se alimentando principalmente de folhas e lascas de árvore.
Gigantoraptor
Aliás, um animal que conseguiu reunir elementos tanto carnívoros quanto herbívoros em sua aparência física foi o Gigantoraptor. Com garras potentes para a mastigação de presas, também contava um pescoço alongado para alcançar as árvores.
Sua aparência ainda é capaz de nos remeter a um animal que pode ainda hoje ser avistado, a Avestruz. Mas é claro, sua estatura era muito maior, chegando com facilidade aos 8 metros de comprimento.
Estegossauro
A presença de placas é o que mais ganha destaque no caso do Estegossauro. Elas eram formadas a partir de ossos, o que já nos faz entender o quanto eram resistentes. Mas além da aparência, também possuíam uma funcionalidade muito importante.
Isso porque era o que fazia com que a temperatura corporal do animal pudesse ser regulada, podendo tanto absorver o calor quando necessário quanto gerar um certo resfriamento.
Anquilossauro
No caso do Anquilossauro, há um grande destaque para a carapaça presente em suas costas, o que fazia com que ganhassem resistência, já que funcionava como uma armadura em embates contra os inimigos.
O que também ajudava nos ataques é sua cauda alongada que era repleta de espinhos, auxiliando tanto no ataque quanto na defesa.
Braquiossauro
Já o Braquiossauro, além da cauda alongada, tem também um pescoço bastante extenso. Eram herbívoros, e o alongamento do pescoço contribuia para que pudessem ter acesso a parte mais alta das árvores para se alimentar.
Um detalhe interessante é que junto com as folhas comiam também pedras, já que não tinham dentes e esse material auxiliava no corte dos alimentos.
Argentinossauro
Por fim, queremos te falar sobre o Argentinossauro, que tem esse nome por ter tido seu fóssil encontrado em território argentino. A sua principal característica é o tamanho, fazendo com que esteja entre os maiores dinossauros já encontrados.